{DE6A863E-EBDB-31B0-DADA-CCBBEC0BBA84}_650X450

Alfredo Chaves: Começa a colheita de caqui na comunidade de Córrego Fortuna

O sítio também está de porteiras abertas para que o visitante veja a colheita de perto, deguste já no caquizeiro e leve para casa diretamente da propriedade.

Na localidade de Córrego Fortuna, pertencente ao distrito de São Bento de Urânia, foi dado a largada para a colheita do caqui. O cultivo vem ganhando espaço na propriedade do agricultor, Hilton Fassarela.

Conforme o Incaper local, o cultivo da fruta que é de base familiar, tem uma estimativa de produção para esta temporada, de cinco mil caixas que estão sendo comercializadas para as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e para os municípios vizinhos.

Outra forma de comercialização do caqui é por meio da visitação, pois o sítio também está de porteiras abertas para que o visitante veja a colheita de perto, deguste já no caquizeiro e leve para casa diretamente da propriedade. “São nestas estas oportunidades que a gente também comercializa e divulga o nosso negócio; e eles (visitantes) podem consumir e comprar uma fruta de qualidade” garantiu o patriarca da família.

Seu Nilton destaca ainda que a intenção é melhorar sempre mais o manejo para garantir a permanência dos padrões de qualidade. Pensando nisso é que os extensionistas do escritório local do Incaper fazem o acompanhamento para assistência técnica.

“Temos este compromisso de colaborar para que as  comunidades do campo possam prosperar em suas propriedades e assim como todo, estamos próximos do produtor e impulsionarmos com diversidade  o desenvolvimento agropecuário capixaba”, reforçou um dos técnicos do município, Marcelo Ladeia.

Caqui no Brasil: O período de produção da fruta no Brasil se estende de fevereiro a julho, com pico nos meses de abril e maio. O fruto verde é rico em tanino e quando maduro não apresenta acidez,  sendo rico em amido, açúcares, sais minerais e vitaminas A e C.

A produção de caqui no país se destina, quase que na sua  totalidade ao consumo da fruta fresca. Contudo  pode ser usado tanto para preparo de passas, como para vinagres.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Luziane de Souza)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)