Img 2023 M 04 ABR d 06 - PMAnc ABRIL VERDE

ABRIL VERDE: Anchieta adere ao movimento para evitar acidentes de trabalho

Iniciativa chama a atenção sobre acidentes no ambiente de trabalho. Em Anchieta, dados oficiais registram em 2022, 57 casos de acidentes de trabalho e 01 óbito.

 

O ABRIL VERDE é um movimento de iniciativa popular que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. E durante este mês a Secretaria de Saúde de Anchieta irá realizar diversas ações.

Entre as atividades programadas para o mês, irão ocorrer panfletagem em setores públicos e em vias, capacitação de servidores, orientação por meio de plataformas digitais. A ideia da secretaria é chamar a atenção dos trabalhadores sobre iniciativas que podem evitar acidentes de trabalhos e consequentes doenças.

Os números de acidentes de trabalho expressam a importância desse mês. No ano de 2022, o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (http://observatoriosst.mpt.mp.br) contabilizou no Brasil entre os trabalhadores formais, 612.920 acidentes de trabalho e 2.538 mortes em decorrência do trabalho, no Espirito Santo foram registrados 12.851 acidentes de trabalho e 68 óbitos. Em Anchieta foram 57 casos de acidentes de trabalho e 01 óbito.

A análise de dados, pelo Observatório, coletados desde 2012, indicam que, no Brasil, a cada 51 segundos um trabalhador formal sofre acidente de trabalho e a cada 3h47m3s um trabalhador formal morre por acidente de trabalho (dados coletados em 04/04/2023). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a subnotificação de acidentes de trabalho é alarmante, ou seja, a cada 7 acidentes de trabalho apenas 1 caso é registrado.

O Movimento ABRIL VERDE objetiva sensibilizar os trabalhadores, empresários, sindicatos, governos e sociedade em geral, de modo que compreendam a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro, e que a temática seja pauta de reflexão por todo o ano. Temos que ressaltar que o trabalho deve ser “seguro”, de modo que promova saúde e não adoecimento, acidentes e mortes. Sendo assim, ressalta-se que a cultura de prevenção de acidentes de trabalho deve ser aplicada, de modo permanente, por toda a sociedade.

O ABRIL VERDE passou a integrar o calendário oficial de eventos no Estado do Espírito Santo em 2017 (Lei 10.728/2017), atualmente está pautada na Lei 11.212/2020 instituída pelo Governo do Estado em 29 de outubro de 2020.

ATIVIDADES REFERENTES AI ABRIL VERDE – 2023

Iluminação externa do Pronto Atendimento com a cor verde, em referência ao ABRIL VERDE.

Público Alvo: munícipes de Anchieta.

Entrevista na Rádio Massa (FM 97,9) – “Momento Saúde” – sobre a temática ABRIL VERDE.

Data: 13/04/23

Público alvo: munícipes de Anchieta.

Abertura em Mídia da Campanha do ABRIL VERDE (site da Prefeitura, Instagram e outros).

Data: 05/04/23

Público alvo: munícipes de Anchieta.

Entrega de Material Informativo – ABRIL VERDE (folderes e cartaz) para Prefeitura Municipal de Anchieta, Estratégia de Saúde Ocupacional do Servidor e Estabelecimentos de Saúde (Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Pronto Atendimento, Centro de Especialidades Unificado, Laboratório Municipal, Fisioterapia e Hospital Padre Humberto).

Público alvo: Usuários e servidores desses estabelecimentos.

Envio por WhatsApp material ABRIL VERDE do MPT (HQ).

Parceria: PESMS de Anchieta.

Público alvo: munícipes de Anchieta e servidores.

Redivulgação de Podcast no canal do PESMS do YouTube com a temática “ABRIL VERDE e Acidentes de Trabalho”

Data: a partir de 05/04/23

Parceria: PESMS de Anchieta.

Público alvo: munícipes de Anchieta.

Capacitação para profissionais do Hospital Padre Humberto (HPH) – Acidente de Trabalho e notificações na ótica do SUS.

Datas: 19/04/23 às 13:30 (1ª turma) – 20/04/23 às 13:30 (2ª turma)

Público alvo: profissionais notificadores do HPH.

Capacitação para profissionais do Pronto Atendimento – Acidente de Trabalho e notificações na ótica do SUS.

Datas a serem definidas com a gestão.

Público alvo: profissionais notificadores do PA.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMAnc \\ Dirceu Cetto)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMAnc \\ Divulgação)