O calor já deu as caras há quase dois meses e mostrou a sua força, comprometendo a saúde, o meio ambiente e a economia de muitos setores do nosso país. Esta realidade não é diferente em Montanha, no extremo norte do Espírito Santo, onde a Prefeitura da cidade através da Secretaria Municipal de Agricultura vem realizando, desde o início de novembro, um trabalho focado nos produtores rurais da região que estão necessitando de água em suas propriedades.
Na atual gestão, um dos focos dos trabalhos realizados é no armazenamento de água, porém com a atual realidade do tempo muito seco, foi preciso uma força tarefa para intensificar e avançar neste quesito. Diante deste cenário e o baixo nível de água nas represas e barragens, o que dificulta a irrigação, impossibilitando o gado beber água e as plantações se desenvolverem, os trabalhos estão sendo realizadas nas propriedades que mais necessitam de ajuda neste momento, em todo município.
Para conter a atual situação e diminuir os prejuízos causados pela seca, a Prefeitura de Montanha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, estão realizando os trabalhos com a retroescavadeira e escavadeira hidráulica na região para a recuperação das barragens, principalmente as de pequeno porte. “O nosso maquinário está destinado a este propósito no momento. Estamos em alerta e trabalhando de segunda a sábado para ajudar os nossos produtores”, destaca prefeito André Sampaio.
O município possui várias frentes na agricultura, como por exemplo, as plantações de café, mandioca, abóbora, milho, feijão, abacaxi, banana, coco e mamão. A economia é baseada na agricultura, onde grande parte vem dos recursos do campo, sendo ligada, principalmente, a fruticultura e pecuária.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)